Livro analisa argumentação em cartas de leitor de jornal

No contexto de um mundo dinâmico e cada vez mais integrado, cotidianamente as pessoas se esmeram para conquistar a adesão a seus pontos de vista ou  a seus planos, sejam eles profissionais ou pessoais. Como aspecto essencial de uma vida em sociedade democrática, a habilidade de argumentar merece ser compreendida com mais profundidade, estimulando também estudos sobre argumentação e seus paradigmas em sala de aula.

Em sintonia com essa premissa, a Editora da UERJ lança “Argumentação no gênero carta de leitor de jornal”, de Solange Nascimento.  Partindo das bases teóricas da Semântica argumentativa e da Linguística Textual, o título aborda os principais conceitos e perspectivas relativos à argumentação e indica atividades sobre o tema que possam ser administradas por professores a alunos do ensino médio.

A publicação também tem como proposta investigar os aspectos que elegem a carta do leitor como gênero textual específico, de caráter essencialmente argumentativo. Com um viés prático, o processo de argumentação é esmiuçado a partir da análise de 74 textos publicados na seção de carta de leitores do jornal O Globo. São apontadas características relativas à escolha dos temas e às estratégias traçadas para dar credibilidade às ideias expostas, assim como os recursos de linguagem empregados, como ironias e figurações, entre outros. 

Argumentação no gênero carta de leitor de jornal é indicado a pesquisadores de língua portuguesa, de comunicação social e de linguagens, e a professores da área da língua portuguesa que visam a preparar seus alunos do ensino médio para os diálogos futuros.  

O livro está disponível em formatos físico e digital.

Deixe uma resposta