Podcast da EdUERJ com Andréa Stelzer

Por Júlia Terra, com Ricardo Zentgraf

O décimo primeiro episódio do Podcast da Eduerj conta com a presença da professora Andréa Stelzer, autora de “A dramaturgia do autor e a poética do real” (Eduerj, 2022). É uma entrevista indicada para estudiosos do teatro e das artes em geral.

Na conversa, a professora explica o que significa a dramaturgia do ator: “Seria o lugar ou espaço aonde o ator constrói a sua cena a partir das suas ações, a partir das suas interações, na relação com o outro, na relação com o real. Na experiência das suas subjetividades.”

A professora contou que estuda o tema há muito tempo e que seu primeiro interesse, o trabalho desenvolvido pelo Amok Teatro,  surgiu em 2004 a partir de um treinamento de mímica corporal dramática proposto pela companhia. Posteriormente a dramaturgia do ator se tornou objeto de sua pesquisa de doutorado, e ela viajou para França para estudar as experiências cênicas do Teatro de Soleil.

A maneira como Amok Teatro e o Teatro de Soleil lidam com a realidade é um dos pontos centrais do Podcast, que enumera espetáculos que, em comum, trazem leituras alternativas da realidade, tratando de temas como as guerras e os refugiados.

O novo Podcast da Eduerj é um convite para descobrir como os atores fazem do palco um local de descobertas e de entrega.

Quer ouvir essa história sobre a dramaturgia do autor?

Ouça o nosso podcast:

SpotifY:

Deixe uma resposta