Livro debate a ética no discurso do trabalho

A questão da ética sempre esteve presente no mundo do trabalho, mas o tema vem merecendo novas abordagens acadêmicas, dado o crescente protagonismo da comunicação e da linguagem no cotidiano da nossa sociedade.  Com as redes sociais e o advento do mundo conectado, muitas vezes é impossível a tarefa de separar a voz do empregado daquela da filosofia da empresa. Mas como esses processos vem afetando a nossa sociedade?

“Discurso e trabalho: reflexões sobre a ética”, organizado por Bruno Deusdará e Fátima Pessoa, lançamento da EdUERJ, tem a missão refletir sobre questionamentos que atingem o dia a dia das metrópoles. Tais como: de que maneira se articulam, na sociedade, a constituição da organização de trabalho, consumo e os valores vinculados ao capitalismo? Ou: será que o trabalho cumpre seu papel de fonte de transformação e inclusão social? Em comum aos capítulos, está o enfoque sobre a ética e a maneira como ela ecoa em diferentes ambientes laborais.

A publicação chega em um momento bem pertinente, uma vez que é impossível ficar inerte quando o tema é ética, aspecto tão caro ao cotidiano das cidades. Um exemplo gritante são as ligações de telemarketing, sob forma de contatos não solicitados. Em algumas ocasiões, durante o procedimento da abordagem pode mesmo ocorrer o “esquecimento” por parte do vendedor de informações que seriam relevantes ao cliente. Muitas vezes perdura a dúvida se o vendedor agiu de maneira oportunista ou apenas seguiu alguma cartilha da empresa. Mas, afinal, qual espaço para escolhas éticas ele deve ou deveria ter, uma vez que, não obstante represente uma firma, está empregando o seu nome verdadeiro na atividade?

A relação atual entre ética e discurso no trabalho é um estímulo a uma reflexão contínua e muitas perspectivas certamente irão surgir. Nesse sentido, o livro da EdUERJ abre uma trilha que merece ser seguida. Produzido pelo Grupo de Trabalho Discurso, Trabalho e ética, vinculado à Associação nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), o título conta com autores de diversas instituições acadêmicas. A publicação saiu em formato impresso e pode ser adquirido pelo site da EdUERJ.

Deixe uma resposta