Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ se destaca em edital da Faperj

O Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ e 15 de seus periódicos científicos foram selecionados pelo edital 48/2021 da Faperj, lançado para apoiar editoras e publicações científicas em todas áreas do conhecimento do Estado do Rio de Janeiro.

Os 16 projetos beneficiados pelo edital colocam a UERJ como a principal instituição contemplada. Em seguida, vem a UFRJ, com 12 projetos; a UFF, com 9; e a UFRRJ, com 5, entre outras. 

Para Nathalia Ávila, coordenadora do Portal, o aporte financeiro do edital permitirá uma melhor infraestrutura “por meio da atualização do sistema que utilizamos, Open Journal System (OJS), além da implementação de novas funcionalidades na plataforma”. As melhorias impactarão o reconhecimento junto à avaliação do Qualis Periódicos, o que ocasionará um maior alcance das publicações.

Em relação ao edital da Faperj, o Portal teve aprovado o projeto “Apoio institucional à qualificação: o fortalecimento da produção de revistas do portal de publicações eletrônicas da UERJ”. Já as Revistas Eletrônicas selecionadas foram as seguintes: (Syn)thesis,  Brazilian Journal of Health and Biomedical Sciences, Childhood & philosophy, DADOS – Revista de Ciências Sociais, DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, Estudos E Pesquisas Em Psicologia, Interseções – Revista de Estudos Interdisciplinares, Matraga, Physis – Revista de Saúde Coletiva, Revista Direito e Práxis, Revista Enfermagem UERJ, Revista Intellèctus, Revista Interinstitucional Artes de Educar, Revista Teias e Sexualidade, Saúde e Sociedade – Revista Latino-americana.

O Portal de Publicações Eletrônicas, administrado pela Editora da UERJ desde 2016, aloca 86 periódicos científicos em seu site, dando visibilidade para a sociedade de uma parcela relevante das pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UERJ.

Deixe uma resposta