A construção artesanal do fazer clínico na psicologia: percursos, fios e desafios de tornar-se terapeuta

R$40,00

A construção artesanal do fazer clínico na psicologia: percursos, fios e desafios de tornar-se terapeuta

R$40,00

Laura Cristina de Toledo Quadros

Investiga as vivências, desafios e as questões que remetem à construção da prática do fazer clínico na área da psicologia. Os capítulos reúnem reflexões que resultam de entrevistas realizadas com 25 psicólogos clínicos de idades, tempo de atuação e abordagens diferentes. Além disso, essas vivências somam-se a aspectos da trajetória profissional da autora, construída como uma interlocução constante entre a experiência clínica e a docência em psicologia.
A publicação aponta como o fazer clínico é uma prática artesanal, propondo uma analogia com a arte do crochê como um processo delicado e complexo de entrelaçamento de fios. A função artesanal da prática clínica, com suas múltiplas possibilidades, evidencia-se pela especificidade que marca a relação de um terapeuta com cada um de seus clientes/pacientes, impedindo uma “produção industrial de efeitos terapêuticos”. Este livro propõe descortinar esse fazer clínico que não se constrói sem envolvimento, pois precisa ser observado, sentido e vivenciado.

ISBN: 978-65-88808-00-9

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A construção artesanal do fazer clínico na psicologia: percursos, fios e desafios de tornar-se terapeuta”