A dramaturgia do ator e a poética do real: o teatro documentário no Amok Teatro e no Théâtre du Soleil [ebook]

R$32,00

A dramaturgia do ator e a poética do real: o teatro documentário no Amok Teatro e no Théâtre du Soleil [ebook]

R$32,00

Andréa Stelzer

Propõe um estudo da dramaturgia do ator como resultado do processo de escrita dos atores no palco, contemplando desde a prática dos treinamentos e das improvisações até a criação de uma dramaturgia cênica. Com esse objetivo analisa espetáculos das companhias Amok Teatro e Théâtre du Soleil que adotaram roteiros baseados em fatos reais.

A publicação estuda os meios pelos quais os atores criaram uma dramaturgia a partir de um fato real e urgente do mundo e como documentos foram trabalhados na improvisação dos atores. A pesquisa aborda questões a respeito da interpretação da realidade pelo teatro e das possibilidades do teatro documentário como dispositivo de experiência para ator e espectador.

O livro divide-se em quatro capítulos. O primeiro é um estudo do conceito de dramaturgia do ator que engloba a questão da autoria e dos treinamentos; o segundo capítulo fala sobre a relação entre a teatralidade e a poética do real; o terceiro, sobre a dramaturgia do ator no Théâtre du Soleil; e o quarto, sobre a dramaturgia do ator na trilogia de guerra do Amok Teatro.

 

Formato: ePub
202 pp.
ISBN: 978-65-991111-6-7

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A dramaturgia do ator e a poética do real: o teatro documentário no Amok Teatro e no Théâtre du Soleil [ebook]”