Argumentação no gênero carta de leitor de jornal e alguns encaminhamentos de ações para a sala de aula

R$28,00

Argumentação no gênero carta de leitor de jornal e alguns encaminhamentos de ações para a sala de aula

R$28,00

Solange Nascimento

A partir de um conjunto de textos publicados na versão impressa de O Globo, a autora apresenta um estudo teórico da argumentação no gênero carta do leitor de jornal, analisando a natureza, a estrutura geral e a linguagem adotadas. Com isso, explicita alguns dos principais conceitos e perspectivas no que diz respeito à argumentação, tendo como bases teóricas a Semântica Argumentativa e a Linguística Textual, e examina os fatores que delimitam a carta de leitor como um gênero textual específico, de caráter argumentativo.

Com aporte teórico de argumentação nos trabalhos de Ducrot (1981) e Charaudeau (2008), principalmente, e de Koch (2008), o livro destina-se a pesquisadores e professores na área de Língua Portuguesa, e a estudantes de Letras da graduação e da pós-graduação, podendo atender também a estudiosos e profissionais das áreas de Linguas e de Comunicação Social, com interesses específicos na referida área.

Além disso, a publicação traz sugestão de ações para o trabalho com argumentação em sala de aula do ensino médio, utilizando, como material, cartas de leitores.

Formato: ePub/Mobi
168pp.
ISBN digital: 978-65-87949-45-1

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Argumentação no gênero carta de leitor de jornal e alguns encaminhamentos de ações para a sala de aula”