Em busca do público: A controvérsia das cotas raciais na imprensa

R$0,00

Em busca do público: A controvérsia das cotas raciais na imprensa

R$0,00

Luiz Augusto Campos

O processo de redemocratização, depois de vinte anos de governos militares
(1964-84), significou, entre outras coisas, a incorporação definitiva na agenda política brasileira das reivindicações de ativistas e organizações negras. As ações afirmativas que se consolidaram a partir dos anos 2000, no entanto, não foram implementadas sem que houvesse o enfrentamento de interesses contrários.

Este livro analisa como a controvérsia em torno das ações afirmativas raciais reverberou nas páginas da Folha de São Paulo e de O Globo. A obra resulta de pesquisa coletiva realizada no Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa(GEMAA).  Foram avaliados 1.831 textos publicados pelos jornais entre 2001 (ano da entrada do assunto na agenda midiática) e 2009 (ano da judicialização da controvérsia).

Com uma metodologia de análise de discurso, o autor demonstra o tipo de abordagem empreendida por jornais para atender a situações específicas, como  alguns fatos foram enfatizados em detrimento a outros e, por fim, as estratégias dos veículos de comunicação na busca de uma credibilidade que lhes permitissem se promover como o espaço mais apropriado para  o debate público.

Formato: ePUB

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Em busca do público: A controvérsia das cotas raciais na imprensa”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *