O contracânone romântico: Estudos sobre uma (certa) filosofia do Romantismo alemão

R$59,00

O contracânone romântico: Estudos sobre uma (certa) filosofia do Romantismo alemão

R$59,00

Fabiano Lemos

Coletânea de estudos sobre o romantismo alemão que afasta-se de uma visão sistemática e global, propondo uma leitura subversiva a partir de uma das características mais significativas desse movimento: a fragmentariedade.
A obra investiga a possibilidade de uma outra trilha interpretativa, que não toma o cânone como paradigma central, embora, ocasionalmente, o mimetize. A abordagem detecta, nas particularidades do grupo conhecido como romântico, um complexo de diferentes procedimentos narrativos, muitas vezes em confronto uns com os outros, que impõe a toda tentativa de classificação um caráter provisório. A este conjunto de enfrentamentos e interpenetrações, o livro trata como contracânone romântico.
Os capítulos analisam autores e temas da filosofia romântica e podem ser lidos separadamente, propiciando reflexões sobre nomes relevantes do movimento, como Friedrich Schlegel, Novalis e Hölderlin. O livro demonstra como a interpretação do romantismo alemão impõe uma mudança do modo habitual de ler e fazer filosofia, poesia e política, que vai do nível mais elementar das palavras ao mais abstrato da articulação dos conceitos.

279pp.
ISBN 978-65-87949-60-4

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O contracânone romântico: Estudos sobre uma (certa) filosofia do Romantismo alemão”