O que é a arqueologia das mídias?

R$48,00

O que é a arqueologia das mídias?

R$48,00

Jussi Parikka (autor)

Maria Alice G. Antunes (coord. de tradução)

O livro trata da ideia de arqueologia da mídia como um conjunto de conceitos viajantes e métodos que não se situa em uma disciplina, transitando entre os estudos de mídia e de cinema, história da arte e práticas artísticas e história da tecnologia e ciências. Trata-se então de um catalisador e conduíte para investigações interdisciplinares nos mundos da tecnologia, mas também para metodologias alternativas em relação àquelas  dos estudos de comunicação ou das mídias de massa.
Em seus capítulos, o autor analisa o potencial do método midioarqueológico para a pesquisa sobre a cultura digital. A proposta não se restringe a observar as culturas da computação pós Segunda Guerra Mundial ou questões a respeito do software e da questão digital, priorizando refletir arqueologicamente sobre a mídia na cultura contemporânea e mapeando a variedade de teorias, métodos e ideias que nos dão orientações sobre como fazer isso.
Como resultado, temos um estudo sobre história, tempo e o arquivo como conceito central para a cultura digital. Jussi Parikka, o autor, é um dos principais responsáveis pela difusão das teorias e conceitos elaborados pela chamada “teoria da mídia alemã” no contexto anglo-saxão.

ISBN 978-65-990364-0-8

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O que é a arqueologia das mídias?”