A EdUERJ tem por objetivo publicar trabalhos acadêmicos de qualidade e de interesse público, sempre respeitando a diversidade intelectual e metodológica que caracteriza o espírito universitário.

A presente chamada pública visa induzir a submissão de propostas de livros originais, produzidos por meio de investigação acadêmica, para publicação em nossa editora.

A chamada para submissão de propostas continua aberta e os manuscritos submetidos serão processados em regime de fluxo contínuo.

As propostas submetidas à EdUERJ devem atender às seguintes condições:

Elegibilidade

Os originais submetidos poderão ter um ou mais autores, ou ainda ser uma coletânea de textos organizados. No caso de livros autorais, é exigido do primeiro autor o título de doutorado e vinculação a instituição de ensino superior e/ou de pesquisa.
No caso de livros organizados, é exigido do primeiro organizador o título de doutorado e vinculação a instituição de ensino superior e/ou de pesquisa. Também, no caso de livros organizados, é exigido que pelo menos um dos autores de cada capítulo tenha título de doutorado e vinculação a instituição de ensino superior e/ou de pesquisa.
Esta chamada é para textos inéditos, não sendo aceitas propostas de reedição ou de tradução, a não ser em casos de grande interesse científico.
Relatórios científicos, dissertações de mestrado ou teses de doutorado não serão aceitos em seus formatos originais, devendo ser ajustados para o formato de livro completo, em caso de submissão. É importante notar que nestes casos, por haver somente um autor, ele deverá necessariamente ter título de doutorado e vinculação a instituição de ensino superior e/ou de pesquisa quando da submissão da proposta.
No caso de coletâneas, não serão aceitos anais de eventos, seminários, congressos ou similares, e os textos deverão guardar coerência temática entre si, devidamente relatada em capítulo introdutório elaborado pelos organizadores.

Submissão de originais

A submissão dos originais é administrada pela Coordenação Editorial da EdUERJ por meio do e-mail editorialeduerj3@gmail.com.
Os proponentes deverão encaminhar para esse endereço de e-mail a proposta de publicação e os arquivos dos originais e imagens (em conformidade com o Manual de publicação disponível para download abaixo).

Avaliação dos originais

Após recebimento, a proposta será avaliada internamente para averiguarmos sua conformidade aos critérios de elegibilidade, podendo ser solicitado aos autores/organizadores o envio de informações adicionais.
Uma vez aprovado nessa etapa, os originais serão enviados para avaliação cega por pares externos. A duração do processo poderá variar de acordo com o tamanho, natureza do projeto, número de pareceres considerados necessários para se chegar a uma decisão editorial e até mesmo época de envio.
A Coordenação Editorial será responsável pela avaliação da padronização e da conformidade dos originais submetidos e pela interface com os autores/organizadores até o início da produção do livro propriamente dita.
Os originais poderão ser aprovados, rejeitados ou sofrer alterações indicadas pela Coordenação Editorial da EdUERJ e/ou pareceristas, as quais deverão ser seguidas pelos autores/organizadores na elaboração da versão definitiva da obra.

Publicação

Os autores/organizadores assumem total responsabilidade pela permissão ou cessão de cada uma das imagens incluídas na obra (caso haja) e, também, pela originalidade, autenticidade e ineditismo do texto e de seu conteúdo.
Os padrões gráficos (formatação, tipo de papel e projeto gráfico) ficarão a critério da EdUERJ, devendo os autores/organizadores se adequarem a estes e às nossas normas editoriais para a publicação da obra.
A capa da obra é de responsabilidade exclusiva da Editora, podendo os autores/organizadores fazer sugestões de criação que serão aceitas ou não pela equipe de produção.
Todos os originais aceitos terão contrato de edição firmado entre a EdUERJ e os autores/organizadores.
É prerrogativa da EdUERJ definir a ordem de publicação dos originais submetidos.
A EdUERJ se compromete a publicar as obras selecionadas em até 12 (doze) meses após a submissão dos originais, salvo em casos extraordinários.

Recursos financeiros

A título de promoção dessa campanha de captação de novas submissões, a EdUERJ arcará com todos os custos de publicação dos 5 (cinco) primeiros manuscritos aprovados pela Coordenação Editorial.
A EdUERJ apresentará, para cada submissão, uma proposta orçamentária, compreendendo todas as etapas de produção.
Autores/organizadores poderão utilizar recursos próprios ou de projetos/agências de fomento para arcar com os custos de produção e impressão.
Dependendo do interesse editorial e da disponibilidade de recursos, a EdUERJ poderá arcar, parcial ou totalmente, com os custos da publicação.
As obras poderão ser publicadas em formato digital com acesso aberto ou fechado, disponibilizadas para venda por demanda ou ainda impressas com tiragem, em conformidade com os recursos próprios dos autores/organizadores ou recursos de projetos e de agências de fomento.

Comunicação com a editora

 

Caso necessite de mais esclarecimentos, escreva para a EdUERJ no endereço: editorialeduerj3@gmail.com.