O compromisso com a qualidade editorial frente ao desafio de lidar com as limitações impostas pelo Covid-19 marcou o primeiro semestre da nova gestão da EdUERJ. Buscamos caminhos para driblar as adversidades e, não somente produzir novos livros e manter compromissos anteriores, mas dar nossa contribuição para atenuar as vicissitudes que se intensificaram durante o isolamento.
Com o relatório, prestamos conta à administração, à comunidade universitária e à sociedade por meio do registro de ações e resultados obtidos, pormenorizados por números, gráficos e pela descrição das estratégias utilizadas.
Por meio de funcionamento remoto, a EdUERJ manteve-se atuante, com livros e periódicos, e implementou parcerias que permitiram ampliar o escopo de suas coleções e coedições. Investiu em um novo projeto, a Biblioteca da Quarentena, que disponibilizou 50 livros para download gratuito em áreas diversas do conhecimento. Além disso, assinamos parcerias de coedição com a Editora Unicamp e Editora Contracorrente, e pusemos em funcionamento o acordo com a Editora Caetés para a publicação de seu catálogo. Abrimos nosso site para a publicação dos relatórios do Observatório Fluminense COVID 19, com gráficos sobre a pandemia, previsões de curto prazo sobre sua evolução e material educativo de alto nível. Outro destaque do semestre foi o lançamento da campanha de captação de originais, que tem resultado em grande número de propostas de novas publicações. Para subsidiar a companha, produzimos novo e detalhado Manual de Publicação, para orientar autores prospectivos, e adotamos um sistema informatizado para busca de pareceristas.
O relatório do primeiro semestre discrimina essas e outras realizações, e é um testemunho das atividades desenvolvidas, além de um convite para que o público possa se informar acerca do manancial de publicações e serviços prestados pela EdUERJ.
Leia o relatório aqui:
http://eduerj.com/?product=relatorio-de-gestao-2020-1