EdUERJ lança “A nova ortografia”

Nesta segunda-feira, 21 de março, às 18h30min, o professor Claudio Cezar Henriques faz o lançamento oficial de A nova ortografia: o que muda com o Acordo Ortográfico (6ª edição), publicação da EdUERJ. O lançamento será no campus da UERJ Maracanã, no 11andar, auditório 111. Na ocasião, haverá uma mesa-redonda com a presença do autor e do professor Manoel Pinto Ribeiro, com a mediação do professor André Valente. O tema do debate será a implementação do acordo ortográfico. O evento é aberto ao público.

Desde janeiro de 2016, está vigorando oficialmente o Acordo Ortográfico assinado entre oito países de língua portuguesa. Algumas regras gerais já foram assimiladas, mas as mudanças na ortografia ainda confundem profissionais que usam a comunicação escrita no dia a dia e todos os que prezam o uso correto da língua.

 O emprego adequado do hífen, os critérios para a acentuação gráfica, as regras especiais e as exceções são algumas das muitas dúvidas que Claudio Cezar Henriques, professor, filólogo e um dos mais destacados especialistas em Língua Portuguesa, esclarece para o leitor da 6ª edição, revista e atualizada, do livro A nova ortografia: o que muda com o Acordo Ortográfico.

A nova edição traz as disposições que passaram a reger a nossa ortografia em 2009, oferecendo aos leitores a oportunidade de reforçar as regras e apresentando novas fontes de consulta, como a plataforma Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), reconhecida pelos estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cujas conclusões foram finalizadas em julho de 2014 em Díli, no Timor-Leste.

No livro, o autor traça de forma didática a história da ortografia portuguesa, para apresentar os princípios que regem o acordo de unificação e as bases da nova ortografia, facilitando o entendimento de regras aplicadas. Em seguida, expõe as regras de acentuação gráfica, dando ênfase às mudanças que ocorreram com a vigência do acordo, através de exemplificações e exercícios. Indispensável para os profissionais da língua e para todos que desejam fazer uso correto da grafia.

Deixe uma resposta