James Clerk Maxwell é destaque de livro da EdUERJ

A ciência não se movimenta por saltos. A grande descoberta de hoje é antecedida por pesquisas e inúmeras tentativas que não raramente resultam em erros. Os fracassos fazem parte da trajetória que leva à descoberta. A ciência não perde tempo. Ao contrário, constrói narrativas.

Pensando desta forma, são os homens e seus caminhos (ou descaminhos) que contam a história da ciência. Valorizar estes pioneiros e os textos que marcaram suas respectivas épocas é extremamente relevante. Esta é a proposta da Coleção Clássicos da Ciência, publicada regularmente pela EdUERJ. O título mais recente da publicação é “James Clerk Maxwell – Textos selecionados”.

James Clerk Maxwell foi um físico, matemático e divulgador científico nascido na Escócia em 13 de junho de 1831. Sua vida foi marcada pelo interesse pela ciência. Aos 15 anos, já apresentava um trabalho sobre curvas ovais perfeitas que despertou o interesse do físico James Forbes. O principal legado de Clerk é relacionado à criação do eletromagnetismo.

Matéria publicada no site da BBC destaca que as pesquisas de James Clerk influenciaram a invenção do raio X, do rádio e da TV a cores e, sem elas, estes equipamentos não existiriam. Para Stephen Hawking, ele é “the unsung hero of the british Science”. Em seu biográfico “Como vejo o mundo”, Albert Einstein declarou que a maior revolução da base axiomática da física, desde que a física teórica foi estabelecida por Newton, foi “provocada pelas pesquisas de Faraday e de Maxwell sobre os fenômenos eletromagnéticos”.

A publicação da EdUERJ traz alguns textos até então inéditos em português, com a diversidade de temas que caracteriza os interesses científicos e intelectuais de Clerk. A publicação também vislumbrou contemplar o perfil de Clerk como divulgador científico, cujo trabalho o levou a ser um dos editores da nona edição da Encyclopaedia Britannica. A tradução ficou a cargo de Carlos Fils Puig.

Matéria sobre James Clerk na BBC:

http://www.bbc.co.uk/timelines/zyp34j6

Deixe uma resposta