EdUERJ transmite a Ciranda da Poesia no dia 18 de agosto

A Ciranda da Poesia, coleção dedicada à poesia contemporânea, está incorporando um novo elemento ao seu jogo poético: a live. A utilização desse recurso para interagir com o público marca o lançamento do título Rose Ausländer por Simone Brantes. A transmissão reunirá a autora Simone Brantes e os professores Italo Moriconi, Masé Lemos e Guilherme Flores.

Rose Ausländer por Simone Brantes chega ao público por via de uma parceria entre a Editora da UERJ e a Editora da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o lançamento também decorre dessa união de forças: o evento será pelo canal do Youtube da Editora da UFPR e pelo Facebook da EdUERJ. Para anotar na agenda: será na terça-feira, dia 18 de agosto, às 19h,

Na ocasião será debatida a poesia de Rose Ausländer, assim como questões relativas à poesia contemporânea, que é o enfoque da coleção tradicionalmente publicada pela Editora da UERJ há quase uma década.

Neste título da Ciranda, a doutora em ciência da literatura Simone Brantes investiga o trabalho com a linguagem na poesia de Rose Ausländer, observando sua forma de lidar com a língua e com a questão identitária. O exílio é uma marca que perpassa a poesia de Ausländer, artista nascida em 1901, natural de Czernowitz, da região da Bucovina (atualmente parte da Ucrânia). De etnia judaica, precisou emigrar muitas vezes, como no fim da Primeira Guerra e antes e depois da Segunda Grande Guerra, em uma luta por sobrevivência, mas também pela expressão de sua identidade.

Aguardamos você no dia 18!

Acompanhe a live em nosso Facebook:

https://www.facebook.com/eduerj/

Ou no Youtube da Editora UFPR:

https://www.youtube.com/channel/UCE6_8mBRykahbf7ltpviSxA

Texto de Ricardo Zentgraf, com Geiselaine Medeiros

Deixe uma resposta