Lançamento on-line de Consumos alimentares em cenários urbanos

Na quinta-feira, 24 de setembro, às 17h, a EdUERJ lança, em parceria com a Gramma Editora, o livro Consumos alimentares em cenários urbanos – múltiplos olhares, organizado por Daniela Menezes Neiva Barcellos, Fausto Amaro, Ricardo Ferreira Freitas e Shirley Donizete Prado. Na ocasião será realizada uma live via Zoom com a presença de diversos autores da obra.  As inscrições podem ser efetuadas pelo email livroconsumosalimentares.uerj@gmail.com.

O livro apresenta dezoito capítulos que propõem uma reflexão sobre a relação dos alimentos com a subjetividade no cotidiano da vida urbana, contexto que multiplica os significados atribuídos às escolhas alimentares. Participam da publicação pesquisadores brasileiros, da Espanha, do México e da Argentina.

A obra é organizada pelo Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (LACON), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, em parceria com a Rede Iberoamericana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade (REDE NAUS).

Os primeiros capítulos voltam-se a temas relacionados ao consumo de alimentos, ao trabalho envolvido na produção de refeições e aos modos de comer. Na segunda parte, o objeto é a comunicação sobre corpos e comidas, que se evidencia na discussão sobre influenciadores digitais, narrativas midiáticas e ética na vida urbana contemporânea. A terceira e última parte destaca noção de existencialidade da comida em face de uma racionalidade nutricional, trazendo a alimentação como expressão de projeto existencial subjetivo em meio a outras presenças.

A publicação pode ser baixada gratuitamente no site da EdUERJ por este link:

http://18.230.88.84/?product=consumos-alimentares-em-cenarios-urbanos-multiplos-olhares

Para acompanhar a Live, envie um email para livroconsumosalimentares.uerj@gmail.com. Os inscritos receberão um link para acompanhar a transmissão. As vagas são limitadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *