Podcast da EdUERJ discute autoscopia

A utilização de tecnologias educacionais para melhorar a atuação em sala de aula é uma realidade. Uma dessas técnicas, a autoscopia, é o tema central do mais recente Podcast da EdUERJ. A convidada, professora Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes, é professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ e organizadora do livro “Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente”, recentemente lançado pela EdUERJ.

No podcast, a convidada conversou sobre o benefício que o professor pode ter ao usar a autoscopia, método em que se gravam as aulas para avaliar o desempenho junto a um supervisor. Nesse caso, é importante que ocorra o diálogo com outro docente, a fim de trocar experiências para a avaliação ser realizada da melhor maneira possível. Ao assistir ao registro em vídeo e verbalizar sobre a própria atuação, o professor pode ter insights e conceber novas maneiras de melhorar a sua comunicação com os alunos. Durante a entrevista ao Podcast EdUERJ, a professora Leila Regina d’Oliveira ressaltou que a autocospia igualmente beneficia alunos especiais, com o intuito de tornar a aula mais participativa e inclusiva.

Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente está disponível gratuitamente no site da EdUERJ. É uma leitura que vai interessar sobretudo àqueles que procuram pesquisas temas como formação de professores, tecnologia educacional e educação especial.

O Podcast EdUERJ pode ser conferido nas principais plataformas de streaming e agregadores de podcast, como Spotify, Google Podcasts, iTunes, e também no canal da EdUERJ no YouTube.
Ouça agora a entrevista com a professora:
https://www.youtube.com/watch?v=PDv0AnU4FOY

Texto: Talita Escócio – Revisão: Ricardo Zentgraf

Deixe uma resposta