Vamos falar de obesidade?

Nos últimos anos, um alarmante índice de pessoas apresenta sobrepeso ou obesidade, fato recorrente em diversos países do mundo. Não obstante exista o problema, muitos não percebem a gravidade que decorre deste contexto. Por se tratar de uma doença crônica e complexa, a obesidade demanda apoio contínuo e multiprofissional e não apenas de intervenções biomédicas.
 

Desde 2011 funcionam no Rio de Janeiro, dentro de Clínicas da Saúde da Família,  equipes organizadas para o tratamento da doença. O cotidiano e protocolos de atendimentos dessas unidades de saúde é o tema de “Sistematização de experiências de trabalho com grupos nos Centros de Referência em Obesidade/RJ”,  lançamento da EdUERJ.  A publicação é fruto de uma parceria entre profissionais dos Centros de Referência em Obesidade/RJ (CRO) com professores do Instituto de Nutrição da UERJ. Com um enfoque amplo, o livro revela também as vivências dos usuários, iluminando não só angústias ou dúvidas, mas a alegria, prazer e vida que pulsam nas pessoas obesas.

Vale ressaltar que os CROs são unidades municipais que, apesar exercerem uma missão vital, não são do conhecimento de todos. As equipes incluem enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e médicos e endocrinologistas. A abordagem está em sintonia com a meta de garantir o cuidado integral às pessoas com doenças crônicas, prevenir e reduzir as suas complicações e melhorar os indicadores de saúde. Atendem assim às políticas públicas preconizadas pelo Ministério da Saúde já há mais de uma década, em relação a doenças crônicas.

O tratamento também ressalta o viés psicológico, uma vez que uma parcela significativa de obesos nutre sentimentos de vergonha e de culpa pela própria condição, além de se tornar objeto do famigerado bullying. Esse sofrimento muitas vezes brota como uma reação aos padrões de beleza da sociedade de consumo, agora exacerbados via redes digitais. Para melhor lidar com as emoções, o livro descreve as atividades lúdicas propostas aos usuários, evidenciando fundamentos teóricos principiados em direitos humanos, como os inspirados em Paulo Freire.

Sistematização de experiências de trabalho com grupos nos Centros de Referência em Obesidade/RJ

Autores: Phillipe Augusto Ferreira Rodrigues, Luciana da Silva Rodriguez, Caroline Niquini de Assis, Raquel de Lima Soeiro Garritano, Jorginete de Jesus Damião Trevisani, Juliana Pereira Casemiro

Você pode adquirir este epub por aqui:

https://eduerj.com/?product=sistematizacao-de-experiencias-de-trabalho-com-grupos-nos-centros-de-referencia-em-obesidade-rj

Deixe uma resposta