Maio 2021

#Já está no ar a nova edição do Podcast da EdUERJ. Dessa vez o entrevistado é José Carlos Vilar Amigo, professor da Faculdade de Engenharia da UERJ. Ele é autor de Humanidades, ciências sociais e cidadania em Engenharia: uma introdução à engenharia com um olhar transdisciplinar, lançamento da EdUERJ.
Ele conversou conosco sobre seu livro, sobre a importância das humanidades para a área da engenharia e o futuro da profissão. Ouça agora o nosso Podcast em seu serviço de streaming de áudio favorito, ou se preferir, confira no nosso canal do Youtube!
Ouça no Deezer: https://deezer.page.link/5o1XZWNcHcnWb8MR9
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/episode/3nkrwwDr7xNY3IVG9CRxx
Ouça no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=BqfDq5pVOhg&t=19

# Nesse mês a EdUERJ disponibilizou dois lançamentos em formato ebook: “Política de interiorização de UERJ: atores, ações e memórias”, de Tatiane Alves Baptista, e “Tradução em (ent)revista: Simone Schwarz-Bart e as tradutoras brasileiras”, de Vanessa Massoni da Rocha.

O livro de Tatiane Alves funciona como um testemunho do processo de desenvolvimento da UERJ rumo ao interior, em uma trajetória que tomou força a partir da redemocratização do Brasil. A publicação está em sintonia com outros títulos nossos que ajudam a entender a história da nossa universidade, como o livro comemorativo “UERJ 70 anos” e “Da gênese aos compromissos: uma história da UERJ (1950-1978)”, de Deise Mancebo. A saber, todos disponíveis para download gratuito.

Já o livro Tradução em (ent)revista: Simone Schwarz-Bart e as tradutoras brasileiras, de Vanessa Massoni, é indicado não só para aqueles que estudam tradução, mas para os apreciadores da escritora Simone Schwarz-Bart. O livro apresenta uma das raras entrevistas concedidas por Simone Schwarz-Bart, além do registro detalhado de diálogos com suas tradutoras.

# Congresso Remoto: A experiência legislativa brasileira em tempos de pandemia, organizado por Fabiano Santos, chega agora em versão impressa (já estava disponível como ebook). É o tipo de leitura que atenderá aos pesquisadores do cenário político atual, trazendo uma análise da atuação do congresso em 2020, primeiro ano pandêmico.

Deixe uma resposta