Podcast da EdUERJ com Prof. Márcio Couto Henrique

O novo Podcast da EdUERJ chega com um tema atualíssimo: a causa indígena. O entrevistado é o professor Marcio Couto Henrique, autor de Sem Vieira nem Pombal: índios na Amazônia do século XIX, publicado pela EdUERJ. Na entrevista, o professor fala acerca da pesquisa que motivou a sua obra, que tem como mérito desmistificar o papel muitas vezes atribuído ao índio, rotulando-o como vítima indefesa no processo de colonização.

Em “Sem Vieira nem Pombal”, o autor discorre justamente sobre o período em que os índios lograram em tecer estratégias de sobrevivência sem precisar da cooperação de nenhum benfeitor de fora da aldeia. O título faz uma alusão justamente ao jesuíta Antonio Vieira e ao Marquês de Pombal, figuras consideradas por tantos como defensoras da causa indígena. Esse papel atribuído às duas personalidades também foi objeto de questionamento durante a entrevista do Podcast da EdUERJ.

O professor Marcio Couto Henrique comenta episódios históricos, discorre sobre o protagonismo indígena tantas vezes negligenciado – até mesmo nos livros de história! – e tece reflexões sobre o momento atual da sociedade em que o legado das tribos é constantemente ameaçado.
Está imperdível e você pode ouvir em nossas plataformas digitais:

Ouça no Spotify
Ouça no Google Podcasts

Deixe uma resposta