Julho 2021

# O episódio n.° 6 do Podcast da EdUERJ está no ar! Desta vez, conversamos com Márcio Couto Henrique, autor do livro Sem Vieira nem Pombal: Índios na Amazônia do século XIX.
Entre os assuntos discutidos estão as relações dos povos indígenas com os colonizadores durante o período e a importância do resgate da perspectiva do índio no estudo da História. Procurem o Podcast da EdUERJ em nossas plataformas digitais.

# Com a versão impressa de “Congresso Remoto”, agora também ocorre uma Live de lançamento realizada pelo IESP.Na quinta-feira, 8 de julho, às 18h, o IESP promove a Live de “Congresso Remoto: A experiência legislativa brasileira em tempos de pandemia”, livro organizado por Fabiano Santos, publicação da EdUERJ.


Serão transmitidas palestras com Marcelo Calero (Secretário Municipal de Governo e Integridade Público do Rio de Janeiro) e com Patrícia Gomes Rego de Almeida (Diretora da Coordenação de Inovação, Governança e Estratégia Digital da Câmara dos Deputados), seguida de debate com Fabiano Santos, os autores e o público.

# Novos e-books! Um deles é recomendado para pesquisadores das artes cênicas ou atores e atrizes que procurem novas perspectivas sobre o ofício de atuar.
“A dramaturgia do ator e a poética do real: o teatro documentário no Amok Teatro e no Théâtre du Soleil”, de Andréa Stelzer, aborda a tarefa do ator, o ensaio, a experimentação e o improviso, quando se tem pela frente o desafio de interpretar roteiros baseados em fatos reais.

Na área de psicologia, saiu o e-book “A construção artesanal do fazer clínico na psicologia: percursos, fios e desafios de tornar-se terapeuta”, de Laura Cristina de Toledo Quadros. A obra se propõe a investigar o fazer clínico, enquanto propõe uma analogia com a arte das crocheteiras, A publicação aponta como o fazer clínico é uma prática artesanal, também podendo ser descrita como um processo delicado e complexo de entrelaçamento de fios.

Deixe uma resposta