Emancipação e diferença: agora sob demanda

Fora das prateleiras há algum tempo, agora está disponível para aquisição, pelo sistema de impressão por demanda, o livro Emancipação e diferença, de Ernesto Laclau. Contundente pensador que transita entre a política, a história e a filosofia, o argentino Laclau trouxe sobretudo uma reflexão sobre o populismo e as subjetividades que permeiam o arcabouço de uma sociedade democrática.

Entre as suas contribuições, destaca-se a Teoria do Discurso, que instiga uma interpretação da vida de modo a não separar a linguagem (retórica), o indivíduo (sua psique) e o político (a sociedade e o social). Essa ideia também inspira o cotidiano de educadores, por exemplo, em debates sobre o currículo ou práticas escolares. Além disso, estende se pelo campo das ciências humanas e sociais, por intermédio da compreensão da cultura como processo de significação e da política como as disputas pelo poder de hegemonizar determinados significados.

Publicado originalmente em 1996, Emancipação e diferença ganhou uma versão em português pela EdUERJ em 2011. A obra reúne diversos textos que anteriormente só poderiam ser encontrados de forma separada. Para a edição em português, o próprio autor sugeriu a inclusão do artigo “Articulação e os limites da metáfora”, permitindo maior intersecção entre assuntos apresentados pelos capítulos.

A edição em português teve coordenação e revisão técnica geral das professoras Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, da UERJ. Motivos para ler o titulo de Laclau podem ser percebidos no texto da contracapa, em que Alice Casimiro explica a relevância da obra e de seu autor (falecido em 2014):

“Laclau contribui para desestabilizar certezas, e mostra como não podemos buscar no presente as formas de fazer política do passado. Ao elaborar uma teorização que visa superar o determinismo, o essencialismo e o objetivismo das teorias marxistas ele igualmente contribui para nos fazer pensar em como criar utopias e formas de ação transformadoras dos discursos hegemônicos mais sintonizadas com a diferença, a democracia e a pluralidade de projetos”.

Encomende aqui o seu exemplar:

https://loja.umlivro.com.br/emancipacao-e-diferenca-5728603/p?

Deixe uma resposta