Live de lançamento de “A dramaturgia do ator e a poética do real”

Na quarta-feira 18 de agosto, às 16h, a EdUERJ lança “A dramaturgia do ator e a poética do real – O teatro documentário no Amok Teatro e no Theatre du Soleil” , de Andréa Stelzer. Na ocasião, a autora realiza uma Live, tendo como convidados Martha Ribeiro (encenadora/professora de teatro da UFF), Moacyr Chaves (encenador/professor de teatro da UNIRIO) e Vítor Lemos (pesquisador do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa).

O evento será transmitido pelo Facebook da EdUERJ e traz à tona uma discussão sobre a maneira como atores e companhias teatrais lidam com as urgências do mundo contemporâneo. Afinal, qual é o diálogo possível com o público  quando se trata de encenar fatos reais ? E se os acontecimentos a serem interpretados já foram massificados no imaginário popular por contextos jornalísticos  ou por diversas narrativas midiáticas? A relação entre teatro e realidade é um aspecto central do título publicado pela EdUERJ.

Em sua pesquisa sobre o tema, a professora Andréa Stelzer teve como objetos de estudo a Trilogia de guerra, do Amok Teatro, e espetáculos do Théâtre du Soleil que se propuseram a reinterpretar episódios do que chamamos de mundo real. Nesse escopo, a autora procurou analisar aspectos inerentes à teatralidade das companhias citadas, como o improviso, o treinamento dos atores, as subjetividades, a poética corporal e a musicalidade, entre outros. A reflexão contempla também pontos como o teatro enquanto criação coletiva ou como um canal exponencial de alegoria política. São assuntos que também movimentarão a Live de lançamento do livro no dia 18 de agosto.

  “A performance do ator torna-se importante enquanto apresentação de outros reais possíveis, obscuros, desconhecidos, e não o do real achatado pela visibilidade”, explica, em seu livro, a professora Andréa Stelzer.


O livro está disponível em formato epub e também em versão impressa e é indicado para os estudiosos de dramaturgia, artes ou cultura.

Deixe uma resposta