Live de lançamento de “Hans Kelsen no Brasil: 1934 -1949”

Na sexta-feira, 27 de agosto, às 10h, o Facebook da EdUERJ transmite a Live de lançamento de “Hans Kelsen no Brasil: 1934 -1949”, de Gustavo Silveira Siqueira. Além do autor, estarão presentes os professores Mario G. Losano, da Università del Piemonte Orientale, Thiago Hansen, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Fernando Leal, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio).

Os participantes debaterão a influência do jurista Hans Kelsen, um dos maiores expoentes da teoria do direito do século XX, na Constituição de 1934 e nos contextos social, político e acadêmico que permeavam a sociedade brasileira da época. Kelsen foi o autor estrangeiro mais citado como fonte de inspiração para a elaboração daquele texto constitucional, com 33 referências explícitas. Entretanto, nos dias de hoje o autor é muitas vezes interpretado sob um viés reducionista ou  associado, pelo senso comum, a caricaturas do positivismo e do formalismo.

Lançamento da EdUERJ  no âmbito da História do Direito, o livro “Hans Kelsen no Brasil: 1934 -1939” ajuda a entender as relações, correspondências  e fatos que fizeram Kelsen conhecido no Brasil. Além disso, apresenta os escritos de Kelsen sobre a Constituinte de 1934, analisa as referências de juristas  brasileiros à Teoria Pura do Direito nos anos 1930 e 1940 e recupera a história da visita do jurista ao Rio de Janeiro, em 1949. 

O livro está disponível em formato digital e impresso no site da EdUERJ. Já a transmissão da Live ocorre pelo Facebook da Editora.

Deixe uma resposta