Tradução e literatura antilhana são temas de novo podcast da EdUERJ

Nesta última segunda-feira, 20 de setembro, a EdUERJ lançou o oitavo episódio do seu podcast. A convidada da vez foi Vanessa Massoni da Rocha, professora da UFF e autora do livro “Tradução em (ent)revista: Simone Schwarz-Bart e as tradutoras brasileiras”, publicado este ano pela Editora da UERJ.

Durante a conversa, a professora discorre sobre aspectos da concepção do seu livro, que surgiu da vontade de conhecer as tradutoras Estela dos Santos Abreu e Eurídice Figueiredo e seus trabalhos de tradução mais a fundo. Ela conta em detalhes a experiência de entrevistá-las e divide com os ouvintes curiosidades sobre o processo de tradução dos livros A Ilha da Chuva e do Vento (Marco Zero, 1986) e Joãozinho no Além (Francisco Alves, 1988). Outro tópico abordado no podcast é o desafio da profissão do tradutor no Brasil, seu “apagamento” no meio literário e a falta de escuta desses profissionais.

A autora também comenta sobre as particularidades da vida pessoal de Simone Schwarz-Bart e também da sua escrita, que é muito marcada por uma identidade guadalupense e pela questão do feminino. Além disso, Vanessa Massoni salienta que a autora, que já foi traduzida em mais de 12 línguas, não acompanha o processo de tradução dos seus livros, mas que ela acredita que “a tradução é como um transplante de uma planta, e que ela confia plenamente de que essa planta será vigorosa se a terra for boa e se a terra for bem tratada”.

A professora destaca ainda no episódio que estamos vivendo atualmente uma efervescência da literatura caribenha aqui no Brasil, que tem recebido um número maior de títulos desse nicho nos últimos anos. Para Vanessa, a explicação dessa tendência seria a percepção de que Brasil e Caribe têm muito em comum, assim como suas obras literárias, visto que ambos são espaços que passaram pela colonização e pelas agruras da escravização.

O livro “Tradução em (ent)revista: Simone Schwarz-Bart e as tradutoras brasileiras” pode ser adquirido no site da EdUERJ, tanto em versão física como em eBook, este último disponibilizado gratuitamente para download pela editora. Já o podcast pode ser escutado nos principais agregadores de podcast, como Spotify e Apple Podcasts, e também no YouTube. Confira os links abaixo:

Spotify: https://spoti.fi/3u8ZQKB
Apple Podcasts: https://apple.co/3kpXhQT
YouTube: https://youtu.be/FptqCAJaXKY

Deixe uma resposta