Livro discute a construção artesanal do fazer clínico

A prática clínica da psicologia é repleta de nuances tecidas em cada encontro, conferindo um caráter único que não se sujeita modelos predeterminados. Esse fazer terapêutico, indissociável das subjetividades do psicólogo e das reações de seus clientes, suscita uma questão. Afinal como se moldam os terapeutas e suas escolhas? Essa discussão está no centro de “A construção artesanal do fazer clínico na psicologia: percursos, fios e desafios de tornar-se terapeuta”, de Laura Cristina de Toledo Quadros, lançamento da EdUERJ, em formato físicos e digitais.

Como metáfora para o fazer terapêutico, a autora alude à arte do crochê, em que os fios podem enveredar por caminhos surpreendentes. Ao contrário das produções em escala industrial, o fator artesanal inerente à arte com agulhas também é uma condição imprescindível de uma escuta terapêutica qualificada. Essa analogia norteia a publicação , cujas páginas também contém um viés lúdico e cultural, com belas fotos de peças em crochê.

Para compreender os caminhos que moldam a profissão, a autora realizou entrevistas com psicólogos, sugerindo-lhes falar da motivação que levou a abraçar a profissão, os obstáculos e as surpresas, isto sem negligenciar as perspectivas individuais de cada entrevistado. As respostas somam-se aos relatos da autora como professora, psicóloga e pesquisadora, colaborando para a compreensão da prática clínica.

A publicação não se propõe a delinear um perfil supostamente comum à maioria dos terapeuta, preferindo descortinar uma soma de escolhas, expectativas, bibliografias, medos, cursos e vivências que muitas vezes não estão sob a superfície aparente. Nesse caminho o terapeuta desenvolve-se cotidianamente, para além do diploma, muitas vezes conjugando-se a partir das suas vivências do dia a dia, incluindo como fator relevante as experiências presentes no fazer clínico.

O livro representa assim a procura por uma psicologia que não se prenda a uma rigidez normalizadora, trazendo à tona as delicadezas e complexidades necessárias à profissão. Estas estão igualmente presentes nas escolhas que perfazem uma bela peça em crochê. A obra está disponível em epub ou em versão impressa no site da EdUERJ.

Deixe uma resposta