Live de Futebol & mundos do trabalho no Brasil

O futebol brasileiro como conhecemos hoje, cujos palcos são as arenas de padrão FIFA, com ingressos a valores tantas vezes exorbitantes, com seus protagonistas alçados a ídolos também da internet; este mesmo futebol percorreu muitas trilhas até chegar à fase atual. Essa trajetória congrega vivências de jogadores, de clubes, e objetivos alcançados ou não, mas também as relações de trabalho que permearam o desenvolvimento da atividade e que ecoam os valores econômicos, sociais e culturais da sociedade brasileira.

Essa reflexão, necessária, sobre o passado, o presente e o futuro do esporte é o objetivo da Live de lançamento de “Futebol & mundos do trabalho no Brasil”, na quinta-feira, 4 de novembro, às 14h30, pelo Facebook da Editora da UERJ.

Participam da transmissão os organizadores do livro, Bernardo Buarque de Hollanda (FGV CPDOC) e Paulo Fontes (UFRJ) e também os autores Fátima Antunes (Secretaria Municipal de Cultura/Patrimônio Histórico-SP), Marta Cioccari (UFRRJ), Felipe Ribeiro (UEPI), José Sérgio Leite Lopes (Museu Nacional/UFRJ), José Paulo Florenzano (PUC-SP), Jimmy Medeiros (FGV CPDOC). Completa o time, o jornalista Juca Kfouri (Portal UOL).

A ideia é que o evento permita um desdobramento dos estudos contidos no livro publicado pela EdUERJ, que se propõe a uma análise do futebol a partir de suas relações com os ambientes e relações de trabalho. Pela perspectivas de áreas como antropologia, história e sociologia, os autores convidam a pensar sobre os entrelaces entre futebol, política e sociedade, em recortes temporais distintos.

Futebol & mundos do trabalho no Brasil oferece texturas sobre adventos relevantes do futebol brasileiro, como os times das fábricas e a influência britânica, a luta pelo futebol feminino entre 1920 e 1980, os clubes amadores de São Paulo nas décadas de 1940 e 1950 e a origem do futebol como profissão, entre outros Há também reflexões sobre a questão dos sindicatos, o perfil sociológico dos jogadores de outrora e a relação entre o esporte e a ditadura.

O livro pode ser adquirido em sua versão impressa pelo site da EdUERJ.

Deixe uma resposta