Novembro 2021

# O Livro Democracia em crise no Brasil: Valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional, de Claudio Pereira de Souza Neto, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas, do Prêmio ABEU 2021. O livro, que é uma publicação em parceria da EdUERJ com a Editora Contracorrente, foi selecionado em cerimônia virtual realizada pelo Youtube da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), na terça-feira, 23 de novembro.

# Live de “Por que as eleições importam?”

Na quinta-feira, 11 de novembro, às 17h, a EdUERJ e o IESP-UERJ realizam a live de lançamento do livro “Por que as eleições importam?”, de Adam Przeworski. O evento terá como debatedores Argelina Cheibub Figueiredo, vencedora do Prêmio ANPOCS de Excelência acadêmica em Ciência Política em 2021, e Jairo Nicolau, especialista em sistemas eleitorais, e, como mediador, João Feres Junior, diretor da EdUERJ. A Live será transmitida pelo Facebook da EdUERJ e pelo canal de Youtube do IESP-UERJ.

Como o próprio nome indica, o livro reúne reflexões de Przeworski sobre o papel das eleições na democracia representativa, organizadas de maneira direta e didática. Utilizando como método a comparação criteriosa, o autor explora os principais problemas do regime democrático, mostrando ao mesmo tempo que as alternativas a ele são quase sempre muito piores. O tema, que é canônico na ciência política, não poderia ser mais apropriado para o momento político atual, no Brasil e no mundo.

Aguardamos vocês na quinta-feira, 17h, ao vivo, no Facebook da EdUERJ ou pelo YouTube do IESP-UERJ.

# Na quinta-feira, dia 04 de novembro, às 14h30, a EdUERJ realiza a Live de Lançamento do livro “Futebol & mundos do trabalho no Brasil”, organizado por Bernardo Buarque de Hollanda (FGV CPDOC) e Paulo Fontes (UFRJ).Além da presença dos organizadores, participam do evento, Fátima Antunes (Secretaria Municipal de Cultura/Patrimônio Histórico-SP), Marta Cioccari (UFRRJ), Felipe Ribeiro (UEPI), José Sérgio Leite Lopes (Museu Nacional/UFRJ), José Paulo Florenzano (PUC-SP), Jimmy Medeiros (FGV CPDOC). Completa o time, o jornalista Juca Kfouri (Portal UOL).

O Livro tem reúne estudiosos sobre as relações entre o futebol e trabalho, contemplando principalmente as áreas da história e sociologia e antropologia.

A transmissão ocorre via Facebook da EdUERJ.

Deixe uma resposta