Live sobre livro de Adam Przeworski

A EdUERJ e o IESP-UERJ realizam na quinta-feira, 11 de novembro, a live de lançamento do livro “Por que as eleições importam?” (EdUERJ, 2021), de Adam Przeworski. O evento, que acontecerá às 17h, reúne os debatedores Argelina Cheibub Figueiredo, professora do IESP, vencedora do Prêmio ANPOCS de Excelência acadêmica em Ciência Política em 2021 e Jairo Nicolau, especialista em sistemas eleitorais, da Fundação Getúlio Vargas. A Live será transmitida pelo Facebook da EdUERJ e pelo canal de Youtube do IESP-UERJ e terá a mediação de João Feres Junior, diretor da EdUERJ.

A Live é uma oportunidade de debater o conjunto de reflexões apresentado no livro de Adam Przeworski.

Por que valorizamos e por que devemos valorizar as eleições como um método para escolher como e por quem desejamos ser governados? Quais as suas virtudes, fraquezas e limitações? A proposta do livro consiste em examinar tais questões, tomando as eleições tais como são na realidade, com suas máculas e imperfeições, e depurando seus efeitos em vários aspectos de nosso bem-estar coletivo.

Adam Przeworski aborda os fundamentos, pontos de vista e crenças relativas aos processos eleitorais e analisa em que medida uma eleição consegue afetar a conjuntura social ou cotidiano do eleitor. O livro demonstra a fragilidade dos argumentos que renegam a eleição  enquanto mecanismo de decisão coletiva. Além disso, permite refletir sobre as tendências autoritárias  que se expressam no mundo contemporâneo.  

No título, o autor, professor da Universidade de Nova York, expõe suas reflexões, baseadas em mais de quarenta anos dedicados a estudos e pesquisas sobre eleições e democracia.  As eleições analisadas por Przeworski vão além das normas e critérios de seleção e escolha de representantes, inserindo-se também como um dispositivo que produz efeitos mesmo entre os períodos de votação, legitimando os representantes escolhidos pelo voto da maioria ou indicando aos políticos eleitos que, uma vez se afastem de seus compromissos eleitorais, colocarão em risco a permanência na cadeira, no próximo pleito.

Aguardamos vocês no Facebook da EdUERJ ou no Youtube do IESP-UERJ, na quinta, 11 de novembro, às 17h.

Deixe uma resposta