Perspectivas da geografia rural na América Latina

O diálogo entre campo e cidade é uma questão cara aos estudos geográficos e o tema vem ganhando novos contornos uma vez que essa relação tem se intensificado nos últimos anos, fenômeno este observado em diversos países da América Latina. As diferentes abordagens empregadas por pesquisadores para tratar do tema, assim como os objetos de cada pesquisa, demonstram que o sólido interesse no campo da Geografia Rural produz vertentes com características específicas em países da América Latina, variando conforme as singularidades rurais ou socioeconômicas de cada país. Para quem deseja conhecer mais sobre esse campo de estudos, uma dica de leitura é Geografía rural latinoamericana: temas de investigación y perspectivas de futuro, organizado por Glaucio José Marafon, Lilliam Quirós Arias e Meylin Alvarado Sánchez, lançamento da EdUERJ em formato digital.

O livro é um dos produtos acadêmicos do convênio entre a UERJ e a Universidade Nacional da Costa Rica (UNA), com o objetivo de apresentar investigações relacionadas aos espaços rurais, com a perspectiva da geografia rural da região latino-americana. Apresentando questões relacionadas a processos e padrões territoriais, os artigos da obra retratam pesquisas de países como Uruguai, Brasil, Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Guatemala e México, refletindo as diferenças e aspectos comuns de regiões do mesmo continente.

O interesse em geografia rural na América Latina tornou-se cada vez mais necessário uma vez que os espaços rurais que outrora limitavam-se a atividades agrícolas passaram a se diversificar, desenvolvendo-se também na seara do turismo, agronegócios, agroindústrias rurais e em outros serviços, afetando assim o cenário do campo e também o espaço urbano. Junto a essas transformações brota uma variedade de definições para classificá-las, sob forma de diferentes critérios teóricos e metodológicos, assim como o interesse por novos objetos de pesquisa.

A publicação, inteiramente em castelhano, tem o mérito de integrar pesquisadores dos países da América Latina, descortinando os estudos relacionados com o espaço rural empreendidos na América Latina. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da EdUERJ:

https://eduerj.com/?product=geografia-rural-latinoamericana-temas-de-investigacion-y-perspectivas-de-futuro

Deixe uma resposta