EdUERJ entrevista autor de “Bruxaria do início ao fim” em novo podcast

Já está disponível o nono episódio do podcast da EdUERJ. O entrevistado da vez é Bruno Lima, autor de “Bruxaria do início ao fim: o projeto filosófico-(meta)ficcional de Machado de Assis”. O livro é fruto de sua tese de doutorado em Literatura Comparada pelo Instituto de Letras da UERJ, que busca concatenar os nove romances publicados por Machado de Assis ressaltando aspectos tão peculiares de sua escrita, como o emprego da metaficção e do dialogismo.

Durante a conversa, o autor destaca os estudiosos que ajudaram a embasar o seu trabalho, entre eles John Gladson, Hayden White e Theodor Adorno. Além disso, Bruno Lima traz exemplos do recurso da metaficção nas obras machadianas, como o uso de “advertências” e a recorrência de temas. O autor aborda também as diferentes visões que se tem no meio acadêmico sobre a vida e obra de Machado, assim como a tendência de alguns pesquisadores em considerar alguns de seus personagens como alter egos do escritor.

O convidado do podcast também questionou a tese de que a “fase romântica” de Machado de Assis estaria indissociada do restante de suas obras, contrapondo que o escritor manteve sua proposta filosófica desde o primeiro romance (Ressurreição) até o último (Memorial de Aires).

O livro “Bruxaria do início ao fim: o projeto filosófico-(meta)ficcional de Machado de Assis” está à venda tanto em formato físico quanto digital e pode ser adquirido pelo site da EdUERJ. O episódio pode ser conferido em mais de 14 agregadores de podcasts e também no YouTube. Confira nos links abaixo:

Deezer: https://deezer.page.link/qbEVcsPSunykkCLC6
Spotify: https://spoti.fi/3GON2hi
YouTube: https://youtu.be/3PAXbGMyYbo

Deixe uma resposta