Oferecer um estudo minucioso sobre o desenvolvimento do samba-enredo no Brasil ao longo das décadas sob uma perspectiva musicológica. Essa é a proposta do livro Estruturas musicais do samba enredo, de Yuri Prado, com lançamento marcado para o dia 15 de novembro, na Casa Sincopada, em São Paulo.
Resultado de uma tese de doutorado defendida no Departamento de Música da ECA-USP, a publicação da EdUERJ inclui trechos de entrevistas com compositores renomados e análises de partituras de sambas-enredo lançados do início do século XX até 2023. A obra investiga técnicas de composição de escolas de samba e examina como certas estruturas musicais atravessam gerações e tendências estilísticas.
Estruturas musicais do samba-enredo revela a influência das escolas de samba na formação do samba moderno e sua entrada na lógica capitalista de comercialização da música e dos compositores. Com isso, torna-se uma leitura indispensável para pesquisadores da cultura brasileira, músicos e amantes do samba.
No lançamento, haverá um bate-papo com o autor, com a professora/jornalista Rachel Valença, e com, o filósofo/pesquisador Eduardo Pontin. A programação inclui também uma roda de samba com os grupos Terra Brasileira e Terreiro de Mauá.
O evento é gratuito e acontece às 17h na Casa Sincopada, localizada na Rua Treze de Maio, 586, no bairro Bixiga, São Paulo.
Texto por Beatriz Araujo, estagiária de jornalismo.




