A Câmara Brasileira do Livro divulgou nessa quarta, 10 de julho, a lista com os dez semifinalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico. A EdUERJ está representada por dois livros.
São eles: “Entre o escudo e a azagaia: uma história política do Reino Zulu no século XIX”, de Evander Ruthieri da Silva, e “Samambaias e licófitas do Brasil: biologia e taxonomia”, organizado por Marcelo Guerra Santos Augusto César Pessôa Santiago e Lana da Silva Sylvestre.
“Entre o escudo e a azagaia” analisa a trajetória do Reino Zulu, um dos principais grupos étnico-linguísticos e culturais na África do Sul, com cerca de 10 a 12 milhões de pessoas. O livro contribui para o movimento de expansão dos estudos africanos e afrodiaspóricos no Brasil.
“Samambaias e licófitas do Brasil: biologia e taxonomia” resulta de estudos realizados na flora brasileira e é fruto do esforço coletivo de 41 autores/pesquisadores. O livro atende à demanda de literatura em língua portuguesa destinada aos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Biológicas, Botânica e áreas afins.
O Prêmio Jabuti Acadêmico é um desdobramento da mais tradicional premiação literária do Brasil, e foi concebido para atender à crescente produção acadêmica publicada no Brasil. Com esse objetivo, o prêmio volta sua atenção às contribuições significativas nas áreas científicas, técnicas e profissionais. O Jabuti Acadêmico recebeu, em sua primeira edição, a inscrição de 1.953 obras.
Na quinta-feira, 18 de julho, às 12h, serão anunciados os cinco finalistas de cada categoria.