A Editora da UERJ estreou seu novo site logo no início de 2016. A despeito do endereço permanecer o mesmo, o novo layout agora é mais responsivo, podendo ser melhor captado por telas de celulares, tablets e outros dispositivos tecnológicos. Outro atrativo é a ferramenta de busca por palavras ou termos relacionados a um livro do catálogo. A funcionalidade não existia na versão anterior do site.
A criação do novo site ficou a cargo dos programadores visuais André Thiago Netto e Júlio Nogueira. Para André Thiago, a nova homepage tem a vantagem de ser mais dinâmica, o que facilita a rápida atualização de conteúdos, trazendo para os usuários informações com mais velocidade. Além disso, foi concebida para dialogar com o mundo digital representado pelas diferentes redes sociais. Com um clique o usuário pode compartilhar com outros internautas, no seu Facebook, Twitter ou Pinterest, algum livro da EdUERJ que tenha chamado a sua atenção.
Para Júlio Nogueira, essa integração às redes sociais permitirá que a EdUERJ perceba com maior clareza a reação aos livros publicados, podendo manter um relacionamento mais dinâmico com o público ou com leitores em potencial. Ele destaca a facilidade de atualização, uma vez que não é necessário conhecimento de linguagem html.
Há de se ressaltar que o site anterior cumpriu bem a sua função e representou dignamente a editora por décadas, só saindo do ar por conta das novas demandas que vieram com as redes sociais, smartphones e as novas possibilidades da internet. Heloisa Fortes, programadora visual aposentada da EdUERJ, foi responsável pelo projeto gráfico do site original. Ela relembrou aqueles tempos: “Fizemos junto com a equipe da Diretoria de Informática (Dinfo) e também sob os critérios de uniformidade da Diretoria de Comunicação Social (Comuns), que buscava um padrão comum a todos os sites da UERJ”. Não foi um processo fácil: “Tudo era novo… a linguagem, os bancos de dados… demorou um ano até ficar pronto”.
O site que agora entrou no ar, embora com novos recursos, mantém-se em atualização e está aberto ainda a possíveis melhorias, de acordo com o feedback proporcionado por leitores, autores e público.