Até o dia 10 de agosto, a EdUERJ recebe inscrições para o Prêmio UERJ de Divulgação Científica 2025. O edital visa selecionar e publicar uma obra fruto de pesquisas científicas e acadêmicas em qualquer área do conhecimento, que seja escrita em uma linguagem acessível ao grande público.
A iniciativa está em sintonia com o ideal de democratização do conhecimento universitário. “O Prêmio reforça a importância de a academia fazer ciência não apenas para os seus pares, não apenas para os seus orientadores, mas para toda a sociedade”, explica o editor-executivo da Eduerj, professor Gustavo Bernardo Krause.
Para atenderem à concepção de divulgação científica, os textos inscritos devem se pautar pela clareza textual, e evitar formulações herméticas, distanciando-se de expressões que só os iniciados de suas áreas compreendem. Além disso, os autores também devem evitar, ao máximo, os protocolos acadêmicos que prejudiquem a fluência da leitura, como notas de rodapé ou de fim.
O autor vencedor terá seu original lançado, sem custos, em formatos impresso e digital, em cerimônia organizada pela Editora da UERJ. Segundo e terceiro lugares receberão menção honrosa. Os textos devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, com tamanho de 100 a 140 páginas, seguindo os parâmetros estabelecidos no regulamento. Estão vedadas traduções ou trabalhos com mais de um autor.
A chamada é aberta a todas as pessoas residentes em território nacional que possuam título de doutorado em qualquer área, e não há necessidade de nenhum tipo de vínculo com os quadros da UERJ. Com abrangência nacional, o Prêmio contribui para a projeção da UERJ no cenário acadêmico e editorial brasileiro e destaca a importância do conhecimento acessível. ”E assim a universidade conversa tanto com as outras universidades do país, como com todos aqueles que trabalham com divulgação científica”, completa o professor Gustavo Bernardo.
O edital está neste link