Na terça-feira, 17 de dezembro, a Editora da UERJ lança “A ficção falsa e outros ensaios”, de Flávio Carneiro. O lançamento ocorre às 17h, na Livraria da EdUERJ, no Hall dos elevadores, campus Maracanã da UERJ.
Na ocasião, haverá uma mesa com a presença do autor e também professor do Instituto de Letras da UERJ, Flávio Carneiro, e do professor Gustavo Bernardo, editor executivo da EdUERJ. Serão lidos trechos do livro e haverá um bate-papo sobre o universo da literatura e do fazer literário.
“A ficção falsa” traz 13 ensaios voltados a temas relacionados à literatura, com diferentes abordagens. Os capítulos contemplam expoentes literários como Rubem Fonseca, Franz Kafka, João Gilberto Noll, Jorge Luís Borges, Sérgio Sant’Anna, Machado de Assis, Miguel de Cervantes e o ensaísta/poeta argentino Diego Parodi.
Entre os temas, estão as bibliotecas da ficção e da vida real, a escrita e reescrita praticada por Murilo Rubião, as possíveis similaridades que aproximam o leitor de um investigador, o lugar do fantástico na literatura brasileira, as características da ficção policial brasileira para jovens e crianças, e a literatura praticada no terceiro milênio, entre outros.
Em destaque, o ensaio “A Ficção falsa”, dá o tom da obra, convidando-nos a resistir à criação literária que nasce comprometida com ensinamentos ou uma moral predeterminados, ou seja, ao texto que se presta a qualquer interesse que não seja unicamente o de despertar o imaginário do leitor.
Flávio Carneiro, o autor, é doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e professor titular de Literatura Brasileira na UERJ. Publicou 20 livros – entre romances, contos, crônicas e ensaios – e escreveu dois roteiros para o cinema. Além disso, recebeu prêmios Jabuti, nas categorias infantojuvenil e crônicas.