Debater as raízes e conceitos que formam a economia como disciplina. Esta é a proposta de Economia: obstáculo epistemológico: estudo das raízes políticas e religiosas do imaginário liberal, de Valter Duarte Ferreira Filho. A Editora da Uerj convida para o lançamento no dia 15 de dezembro, às 18h, na Livraria Mini Book Store, no Museu da República (Rua do Catete 153).
Detendo-se mais especificamente na Economia, e de posse da categoria bachelardiana de obstáculo epistemológico, o autor demonstra que as raízes políticas e religiosas da Economia são, na verdade um inconsciente científico sempre presente nos estudos dessa disciplina.
Defendendo uma perspectiva ousada e original, a publicação sugere um novo olhar sobre o estatuto da Economia, a qual, deixando de lado a preocupação com a neutralidade, que sempre foi a bandeira de todo saber cientifico, deve incorporar em seus estudos os componentes políticos e religiosos que, como partes do inconsciente cientifico dessa disciplina, foram raízes determinantes na sua constituição.
Nos capítulos, fluem de forma espontânea as articulações entre saberes filosóficos, médicos, da física, matemática, história, sociologia e religião. A leitura propicia uma experiência e interdisciplinaridade visando a uma compreensão holística do mundo, o que dessacraliza o lugar apoteótico em que o saber universitário coloca hoje as especializações do conhecimento.
* Texto baseado em trechos extraídos da contracapa escrita pela professora Marly Bulcão (parágrafos 2 e 3 acima) e no prefácio escrito pela professora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (parágrafo 4).