É uma historia que vive se repetindo: o aluno conhece a matéria como a palma de sua mão, mas na hora que começa a redigir o trabalho acadêmico…acaba se enrolando. Isto é muito comum, afinal, são diversas regras e formatações, que variam de acordo com o tipo de trabalho pedido. É justamente por isso que “A redação de trabalhos acadêmicos – Teoria e Prática”, organizado pelos professores Claudio Cezar Henriques e Darcília Simões, chega à sétima edição, como um dos grandes sucessos da Editora da Uerj.
Lançado originalmente em 2002, a obra traz ensaios, com uma linguagem simples e concisa, abordando a produção de diferentes tipos de textos universitários (fichamento, resenha, resumo, relatório e, principalmente, monografia). Explica como organizar um projeto de pesquisa, oferece dicas de clareza textual e aponta erros comuns em monografias para que os leitores tomem conhecimento deles e evitem cometê-los.
Um tema abordado em minúcias é a monografia. É o trabalho que exige do universitário uma demonstração de sua capacidade de articular as várias disciplinas aprendidas, expondo com clareza e precisão suas ideias. Também é aquele que mais perturba o aluno pela sua proposta: reunir diferentes conceitos, adaptar a um formato exigido pela academia… e ainda por cima cumprir um prazo. O livro da EdUERJ faz parecer menos impossível.
Outro tópico dos trabalhos acadêmicos, mostrado nesse livro, que aterroriza os estudantes é a diagramação. Em um capítulo à parte, os autores expõem modelos de folha de rosto (e de capa), de folha de exame, de dedicatória, de agradecimento, de epígrafe, de sumário, de referências bibliográficas, entre outros. Cada um desses exemplos de modelos é seguido de explicações e comentários.
Esse livro não se pretende um manual prático, uma vez que também investiga os aspectos teóricos, incentivando a refletir sobre as práticas acadêmicas enumeradas. Se você quer um exemplo, pode ir ao capítulo 3, “A ciência, a pesquisa, o método: implicações científicas”, de Darcília Simões. Ao destrinchar as práticas acadêmicas, “A redação de trabalhos acadêmicos” acaba por simplifica-las.
Em relação às edições anteriores, esta edição traz dicas sobre a elaboração de referências a livros eletrônicos, assim como um capítulo novo: “Revisão e ilustração do texto: fatores de confiabilidade”.