Na quinta-feira, 18 de abril, às 17h, a Editora da UERJ lança “Quincas Borba”, de Machado de Assis. Na ocasião, haverá a leitura de trechos do livro pelo professor Gustavo Bernardo Krause e convidados, de forma a celebrar a literatura de Machado de Assis, considerado, por muitos estudiosos, o mais destacado autor brasileiro. O evento ocorre na Livraria da EdUERJ, no hall dos elevadores do Campus Maracanã da UERJ. Além da leitura, haverá comentários acerca do livro, com abertura para participação do público.
Quincas Borba inclui texto de apoio escrito por Gustavo Bernardo Krause, que procura dimensionar a obra dentro da produção literária de Machado de Assis e aponta as referências e críticas que o autor tece à sociedade da época. A análise também contribui para desmistificar aqueles que tentam colar, em Machado de Assis, o rótulo de realista.
O livro é uma leitura indicada para o Vestibular 2025 e tem a introdução escrita por Márcia de Almeida Gonçalves, professora de História e Diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) da UERJ. No texto, a professora analisa o papel da literatura nos exames de qualificação e os benefícios para o ensino e o aprendizado com a valorização do universo da palavra escrita.
Quincas Borba soma-se às publicações anteriores O alienista, também de Machado de Assis, e O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, como leituras indicadas para o Vestibular da UERJ contempladas com edições de bolso com a qualidade editorial da EdUERJ.