De 25 a 29 de setembro, ocorre a 32ª edição da UERJ sem Muros, cujo mérito é evidenciar iniciativas que representam a conexão cotidiana – nem sempre tão evidente – que une a universidade e a sociedade. Esse diálogo vai além do ensino em sala de aula, com pesquisas e projetos de extensão que repercutem positivamente para o desenvolvimento tecnológico, econômico e científico e para aspectos como cidadania e inclusão social em nossa sociedade.
Neste ano, o tema é Igualdade racial, memória e reparação e homenageia personalidades negras como Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Dona Ivone Lara, Marielle Franco, Winnie Mandela e Mãe Beata de Iemanjá, nomes fundamentais para a história da sociedade brasileira. A UERJ sem Muros ocorre nos campi Maracanã, São Gonçalo e Resende da UERJ.
Estamos participando do evento por meio do projeto de extensão Redes de Ações Comunicacionais da Editora da UERJ. Inscrita desde 2014 como projeto de extensão, a iniciativa se dedica a divulgar o catálogo editorial da editora, assim como conquistas como o recebimento de prêmios, eventos de lançamento de nossos títulos e medidas como a criação de novas coleções; além disso, contribui também para a difusão dos periódicos científicos do Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ. Essa rotina comunicacional envolve a produção de textos (resumos do livro, releases e textos para o Blog), a administração de redes sociais, como o facebook, instagram e o twitter, e criação recorrente de banners e imagens.
Produzimos um vídeo sobre nossas atividades para o Uerj sem Muros que pode ser conferido no link abaixo: