#Já está disponível, em versão impressa, o livro “Um sistema provincial de ensino no século XIX – instrução pública na província do Rio de janeiro (1835-1875)”, de Marco Aurélio Corrêa Martins. A publicação analisa quarenta anos de idas e vindas do papel do Estado na educação, observando tendências políticas, reformas e leis destinadas à educação provincial e suas consequências. É uma leitura indicada para os estudiosos dos caminhos trilhados pela educação no Brasil e ajudará a entender os nossos primórdios nessa área.
#O ciclo de palestras do Departamento de Seleção Acadêmica da UERJ é uma iniciativa que visa a ajudar o vestibulando a aprofundar os conhecimentos sobre as leituras indicadas pelo vestibular da UERJ. Nesse ano, os palestrantes que discorrerão sobre as leituras indicadas para o vestibular 2026 são todos autores que já foram publicados pela EdUERJ. Flávio Carneiro, autor de A ficção falsa, fala sobre “Amor”, de Clarice Lispector; Ana Karla Canarinos, autora de Além da Formação, aborda “Senhora”, de José de Alencar e Fernanda Medeiros, autora de título da Ciranda da Poesia sobre Chacal, analisará “Hamlet”, de William Shakespeare. Finalizando, Marcelo Mattos que analisará “O quase fim do mundo”, de Pepetela, é autor de A geração da distopia: Representações da angolanidade na prosa contemporânea de Luandino Vieira, Pepetela e João Melo.
#Ieda Magri e Adriana Lisboa, juradas do Prêmio UERJ de Literatura, deram uma entrevista ao Blog da EdUERJ. Vale a pena conferir as opiniões das escritoras sobre a escrita contemporânea e sobre o processo de escolha do edital, que culminou na escolha de “São Sebastião” como obra vencedora. Confira a conversa aqui:
www.eduerj.com/adriana-lisboa-e-ieda-magri-falam-sobre-o-premio-uerj-de-literatura/