Desde 2019 os livros da Editora da UERJ têm casa própria, um espaço que lhes acolhe com carinho. É fundamental falarmos da Livraria da EdUERJ, que completou quatro anos em 8 de janeiro, e merece ser reconhecida. Pelo que oferece e pelo que representa.
A Livraria da EdUERJ ressoa os objetivos da UERJ de valorização do conhecimento, da pesquisa e da extensão, e, por isso, tornou-se um ponto de convergência do público universitário. Professores e estudantes lá surgem em busca de livros específicos ou movidos pelo prazer de garimpar as estantes à procura de alguma novidade de seu campo de interesse. Aliás, com grandes chances de encontrar: lá se encontram milhares de obras publicadas, só da EdUERJ, são cerca de 600 acessíveis. No local estão representadas mais de 130 editoras que, em comum, têm a dedicação ao conteúdo acadêmico e a ousadia de enfrentar um mercado editorial cada vez mais fechado, tornando folheáveis as reflexões que brotam das universidades ou de seus expoentes. Por isso, na livraria da EdUERJ não há espaço para best sellers de ficção. Como diz a famosa lei da física, dois corpos não ocupam o mesmo lugar. Na livraria da EdUERJ, a literatura técnico-científica é a prioridade.
E se engana quem pensa que esse acervo bibliográfico, formado pelo conjunto de livros, cumpre papel estático, como se fosse um produto na gôndola de um supermercado. Pelo contrário, não é incomum presenciar debates e muitos autores, não só da EdUERJ, mas de outras editoras, escolheram a Livraria como opção para o lançamento presencial de seus livros. Para ficarmos em 2022, desde agosto, com o arrefecimento da pandemia, a Livraria recebeu mais de 20 eventos. Afinal, é inegável haver uma sintonia grande entre o lançamento de um livro de teor acadêmico e uma livraria sediada em uma universidade.
Esses quatro anos merecem ser comemorados porque a Livraria da EdUERJ resistiu à pandemia e também à crise pela qual passou a educação. E ficou bem na foto: integrou-se perfeitamente – e também literalmente – ao cenário vibrante e multicultural da UERJ.