Hoje, dia 8 de janeiro, a Livraria EdUERJ completa um ano de existência!
A inauguração da Livraria no campus Maracanã representou uma grande conquista para a EdUERJ, que passou a ter um espaço físico próprio para a distribuição de seus livros e para realização de eventos de lançamento, como também para toda a comunidade acadêmica da UERJ, que pôde ter acesso a diversos títulos de todas as áreas de conhecimento com mais comodidade e facilidade, além de poder desfrutar de um ambiente aconchegante para leitura.
Ao longo de seu primeiro ano de atividade, a Livraria EdUERJ firmou negócios com 94 editoras universitárias e não-universitárias, vendendo cerca de 6.800 títulos. Entre os livros mais vendidos estão dois lançados pela EdUERJ: “Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação”, organizado por Carlos Eduardo Ferraço, Maria da Conceição Silva Soares e Nilda Alves, e “A redação de trabalhos acadêmicos: teoria e prática”, organizado por Cláudio Cezar Henriques e Darcília Simões. O outro livro campeão de vendas foi “Hora de Alimentar Serpentes” (Global Editora), de Marina Colasanti, título indicado como leitura para o Vestibular Estadual 2020.
O perfil acadêmico tornou-se um atrativo da Livraria, propiciando uma agenda concorrida. Foram realizados 54 eventos na Livraria EdUERJ em 2019, com mesas-redondas, sessões de autógrafos, palestras, debates e seminários. Além de ser palco para o lançamento dos livros da EdUERJ, a Livraria abriu espaço para outras editoras interessadas em lançar seus livros no local.
Dentre os eventos realizados, destacam-se o lançamento do Boletim Rede Pró-Rio n. 1/2019, com o debate “A UERJ como solução e o papel da Rede Pró-Rio”, e o lançamento do livro “Formação de professores para uma educação plural e democrática”, organizado por Luiz Fernando Conde Sangenis, Elaine Ferreira e Heloisa Josiele Santos Carreiro, que atraiu um público em grande quantidade.
Apesar de estar no começo de sua trajetória, a Livraria EdUERJ já se estabeleceu no cotidiano do Campus Francisco Negrão de Lima, fazendo parte na difusão de conhecimento, que é o propósito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.