Novo título da EdUERJ, O Brasil Rural na Era Vargas oferece uma contribuição original ao examinar um período importante na história do Brasil sob uma perspectiva pouco explorada pelos pesquisadores: os impactos da Revolução de 1930 sobre o mundo rural.
Partindo do arquivo pessoal do general e político brasileiro Juarez Távora como fonte principal, a autora Juliana Marques reconstrói debates, projetos e tensões que marcaram a reorganização do Estado brasileiro construída ao longo do chamado “ciclo de Vargas”.
O estudo revela as divergências que pautaram diferentes segmentos da elite em relação à implementação das políticas sociais do período, ajudando o leitor a compreender a consolidação de um contexto político de disparidade entre os direitos trabalhistas e de assistência social dos trabalhadores urbanos formais e a ausência de regulamentação e proteção daqueles que viviam e trabalhavam no campo.
Lançando um olhar contemporâneo para o passado, a obra investiga o tipo de agenda social na Primeira República e na Era Vargas, a lógica colonial e racista que embasou então o conceito de nação brasileira, e os resultados da Revolução de 30 do ponto de vista das alianças intraelites.
Indicado para leitores interessados em história e em compreender as raízes das desigualdades entre o Brasil urbano e o Brasil rural, o livro faz parte da coleção Sociedade e Política da EdUERJ e está disponível no site e na livraria da editora.




