Na quinta-feira, 4 de julho, às 19h, a Livraria da Travessa, em Botafogo, recebe o lançamento de “Dois gêneros, duas histórias? A fundação da ciência política no Brasil” (EdUERJ, 2024), de Marcia Rangel Candido.
O livro nasce da constatação da autora de que são poucos os registros da participação feminina na institucionalização da disciplina de ciência política. Ao pesquisar o tema, ela descobriu que, com disparidades menos profundas do que poderia imaginar, ambos os gêneros contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da ciência política no país.
A publicação apresenta informações históricas e indicadores sociais sobre a atuação das mulheres para o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento acadêmico da disciplina. Além disso, destaca o papel desempenhado pelas pioneiras.
Em entrevista ao Blog da EdUERJ, Candido ressalta que as mulheres se relacionaram ativamente com a ciência política desde os primórdios da área e que enfrentaram problemas para serem reconhecidas ou se estabelecerem profissionalmente. “Contudo, na época em que a disciplina se institucionalizou no país, elas já dispunham de direito ao voto e estavam ingressando em peso no ensino superior, onde logo seriam maioria”.
O livro está em sintonia com outras iniciativas acadêmicas que visam a combater a ausência de narrativas femininas, um problema que afeta diversas áreas do conhecimento. “Vemos nas livrarias prateleiras separadas de livros de mulheres, enquanto os homens seguem expostos como representantes de algo isento e neutro, apartados de qualquer suposto viés analítico”, refletiu Candido.
“Dois gêneros, duas histórias” é uma leitura indicada para quem se interessa pelos estudos de gênero, pela história da ciência política e pela história da ciência, de forma geral.
A Livraria da Travessa fica na Rua Voluntários da Pátria 97, Botafogo.
“Dois gêneros, duas histórias? A fundação da ciência política no Brasil” pode ser conferido no site da EdUERJ: