Cronista, romancista, dramaturgo e poeta, além de um tenaz observador da sociedade brasileira, testemunha da transição do Império para a República. Machado de Assis deixou um legado que intriga, desperta paixões, suscita debates. Estimular reflexões acerca do célebre escritor é uma das metas de Múltiplo Machado: I Colóquio Casa Dirce, livro organizado por João Cezar de Castro Rocha. Além da abordagem multidisciplinar que é conferida a Machado de Assis, outro ponto forte da publicação está no time de renomados especialistas que assinam os textos.
Os capítulos analisam aspectos singulares do autor de Dom Casmurro, sob a égide de uma imprescindível contextualização de regras e história de gêneros literários diversos, como o romance, a poesia e a crônica. Com isso, propõe-se a compreender determinadas características machadianas dentro de um contexto mais amplo e, por definição, comparativo, instigando o debate. Os ensaios tratam da relação de Machado de Assis com o romance (por Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos), a imprensa (por Renato Casimiro), a correspondência (por Sergio Paulo Rouanet), a crítica (por José Luís Jobim), a poesia (por Cláudio Murilo Leal), a crônica (por Marcus Vinicius Nogueira Soares) e o ideário da língua portuguesa (por Evanildo Bechara).
“Múltiplo Machado” é fruto do colóquio de mesmo nome realizado na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel entre os dias 27 e 30 de abril do ano passado, por ocasião do centenário de nascimento da ilustre professora a quem a casa é dedicada. O evento demonstrou sintonia com o viés da abordagem acadêmica promovida pela professora Dirce Côrtes nos anos oitenta e noventa na Uerj através dos Colóquios Uerj, idealizados e organizados por ela: a partir de uma perspectiva multidisciplinar, promovendo a interação de vários saberes.
O livro mantém a tradição da Editora da Uerj de valorizar Machado de Assis, representada pela publicação de títulos como Machado para jovens leitores, com organização de Ana Cristina Chiara, Antonio Carlos Secchin, Denise Brasil e Ivo Barbieri; O homem encadernado: Machado de Assis na escrita das biografias, de Maria Helena Werneck; Machado de Assis: roteiro da consagração, organizado por Ubiratan Machado; e Tempo e metáfora em Machado de Assis, da própria professora Dirce Côrtes Riedel.
Múltiplo Machado: I Colóquio Casa Dirce
João Cezar de Castro Rocha (Orgs.)
ISBN: 978-85-7511-400-1
Nº de Páginas: 174
R$ 35,00