Debater o lugar da literatura de Homero na Antiguidade Clássica e no mundo contemporâneo, e refletir sobre as interpretações do percurso heroico realizado por Ulisses, em A Odisseia, a partir da perspectiva das guerras culturais dos dias de hoje. Essas propostas permeiam “O evangelho de Homero: por uma outra história dos estudos clássicos”, de Rafael Guimarães Tavares da Silva. O livro, que integra a coleção Universos da Crítica, sai em formato impresso e digital pela Editora da UERJ.
O lançamento da obra ocorre no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 17h30, na Livraria da EdUERJ, no campus Maracanã,.Na ocasião, haverá um bate-papo com o autor, e com os professores do Instituto de Letras da UERJ, Nabil Araújo, Ana Karla Canarinos e Wagner Monteiro. Em pauta, temas relacionados a literatura, estudos clássicos, crítica literária, filosofia e cultura em geral.
Em “O evangelho de Homero”, Rafael Silva observa o impacto das guerras culturais sobre o universo dos Estudos Clássicos e como estes, marcados pelo viés uerocêntrico e universalista, foram atravessados pela urgência de temas como raça, gênero e sexualidade. Os capítulos convidam a refletir sobre a relação entre cânone literário e seus valores (os sociais, principalmente), nos aspectos da educação e cultura. A publicação é fruto de minuciosa investigação sobre a própria história dos Estudos Clássicos..
A Livraria da EdUERJ fica no campus Maracanã, térreo, próximo ao hall dos elevadores.




