O livro Mulheres dos cabelos brancos: cartografias do cuidado de si no mundo do samba (EdUERJ, 2021), de Adriana Miranda de Castro, está na final do Prêmio ABEU, pela categoria Ciências Humanas. A publicação concorre com “Cartas a Paulo Freire: escritas por quem ousa esperançar” (EDUEPB e Editora A União) e “A (des) patologização do processo de escolarização: contribuições da Psicologia Histórico-cultural (Eduem)”.
Um dos destaques de 2021, “Mulheres dos cabelos brancos” analisa vivências das integrantes veteranas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, e investiga como lidam com representações e conceitos de vida saudável. A partir desse universo, a leitura propicia uma reflexão sobre a medicalização da vida e a promessa de saúde e longevidade calcada na adoção de um modo de viver baseado na hiperprevenção.
Os vencedores de cada categoria do Prêmio ABEU serão anunciados no dia 18 de novembro, às 18h, durante cerimônia realizada no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo. Vale lembrar que, em 2021, a EdUERJ foi agraciada com o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas pelo livro Democracia em crise no Brasil: valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional, de Claudio Pereira de Souza Neto