Chegou a primeira tiragem do livro “Teorias da Autoficção”, de Anna Faedrich. Antes a obra estava apenas no sistema sob demanda ou em formato ebook.
A publicação investiga o extenso e controverso percurso teórico da autoficção, valorizando especialmente a crítica brasileira sobre o gênero. O que é autoficção? Quais obras compõem esse corpus? Seria, de fato, um novo gênero ou apenas um rótulo provisório? Essas são algumas das perguntas que conduzem os capítulos do livro.
A autora analisa a origem do termo na França, o debate conceitual em torno da autoficção e as divergências entre diferentes “escolas” de pensamento. Examina também a figura do autor-narrador-protagonista e destaca o trabalho de escritores e pesquisadores brasileiros dedicados à esse gênero literário.
Dialogando com os tempos atuais, Faedrich conecta a autoficção a referências como “A sociedade do espetáculo”, de Guy Debord e o “O show do eu”, de Paula Sibilia, além de evocar os mitos de Narciso e Sísifo. Para ela, essa “literatura de linhagem introspectiva é a tentativa de uma busca pela verdade interna, é um exercício de refletir, no sentido de pensar sobre, ultrapassando o reflexo das águas e o dos espelhos, num movimento de mergulho em si mesmo através da escrita literária.”
Para oficializar o lançamento dessa primeira tiragem, a Livraria da EdUERJ recebe no dia 7 de outubro, às 17h, a autora e a professora Laura Barbosa Campos para um bate-papo aberto ao público.