A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com seu materiais pedagógicos e mobiliário específico, é um espaço que se destina a atender, no âmbito da escola pública, a alunos portadores de necessidades especiais. Contudo, por se tratar de um ambiente com características singulares, a SRM demanda profissionais aptos a lidar com o aparato tecnológico destinado às atividades de educação especial.
Este desafio inspirou um trabalho de pesquisa e é tema de livro que sai pela Editora da UERJ. Leila Regina d ́Oliveira de Paula Nunes e Carolina Rizzotto Schirmer são as organizadoras da publicação “Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais”, que sai em formato ebook. O livro está disponível para download gratuito no site da EdUERJ.
A publicação agrupa vivências em sala de aula e é fruto da parceria entre a equipe do programa de pós-graduação em Educação da UERJ, da Faculdade de Educação, e o Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), órgão da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade do Rio de Janeiro. O IHA é responsável pela implementação das políticas públicas que normatizam a Educação Especial no âmbito da rede municipal de ensino, tendo em vista garantir os direitos dos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (transtorno de espectro autista) e altas habilidades/superdotação.
O leitor de “Salas abertas” encontrará, no decorrer de dezesseis capítulos, temas imprescindíveis para o universo da educação especial, tais como formação continuada em serviço de professores, comunicação alternativa e ampliada, materiais pedagógicos e lúdicos adaptados, informática acessível, entre outros.
O livro está disponível para download neste link: